Pedra nos rins (C√°lculos Renais)

Pedra nos rins (C√°lculos Renais)

Pedras nos rins, tamb√©m conhecidas como lit√≠ase renal e¬†lit√≠ase urin√°ria, acontecem quando determinadas subst√Ęncias presentes na urina atingem concentra√ß√Ķes muito acima da capacidade do organismo em mant√™-las dilu√≠das. Quando isso ocorre, cristais s√£o formados e esses cristais podem se juntar e formar as famosas pedras.

Os cristais e as pedras pequenas s√£o eliminados espontaneamente atrav√©s do fluxo urin√°rio. Se¬†as pedras crescem demais elas podem provocar a obstru√ß√£o do rim e do canal que liga o rim at√© a bexiga¬†(ureter), provocando a famosa “c√≥lica renal” uma das piores dores que o ser humano pode experimentar, que pode ser sentida nas costas ou no abdome, podendo ser acompanhada de n√°useas, v√īmitos, febre, insufici√™ncia renal e at√© mesmo sangue na urina.

Quando √© feio o diagn√≥stico de lit√≠ase urin√°ria, o urologista avalia a quantidade de pedras, o tamanho, a localiza√ß√£o, a anatomia do aparelho urin√°rio, a densidade dos c√°lculos e o quadro cl√≠nico do paciente. Com essas informa√ß√Ķes o urologista e o paciente t√™m condi√ß√Ķes de optar pela melhor forma de tratamento:

  • Apenas observa√ß√£o e terapia expulsiva (sem cirurgia)
  • Litotripsia extracorp√≥rea por ondas de choque (sem cirurgia)
  • Ureterorrenolitotripsia flex√≠vel a laser (tratamento cir√ļrgico)
  • Cirurgia renal percut√Ęnea (tratamento cir√ļrgico)

O tratamento dos cálculos urinários pode ser eletivo, ou seja, programado com antecedência, ou de urgência. A avaliação clínica feita por um profissional habilitado definirá a melhor conduta.

 

Entre em contato conosco!

Pré-Consulta

Nós Retornamos para você!

Todos os direitos reservados - © Copyright 2020 - Soma Virtual