Andrologia

Andrologia

A andrologia é especialidade que foca nos cuidados do sistema reprodutor e sexualidade masculina. Ou seja, esse ramo da Urologia lida principalmente com a infertilidade masculina, a disfunção erétil e distúrbios da ejaculação. 

Como a sexualidade masculina é amplamente controlada por hormônios, existe alguma sobreposição com outra área da medicina: a endocrinologia. Confira os tratamentos específicos disponíveis na clínica Eugênio Rocha Jr.

Reposição Hormonal Masculina

A reposição hormonal masculina é mais necessária quando há o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), também conhecido como “andropausa”. Trata-se de uma síndrome caracterizada por sinais e sintomas persistentes relacionados à deficiência do hormônio sexual masculino. 

Pode ocorrer em homens com mais de 40 anos e a condição é confirmada através de exames laboratoriais que demonstram baixos níveis de testosterona no sangue. Os sintomas mais comuns são:

– Infertilidade masculina e Disfunção erétil;
– Diminuição do desejo e da atividade sexual;
– Diminuição das ereções noturnas e diminuição dos pelos corporais (por exemplo: pelos axilares e pubianos);
– Diminuição do volume e da consistência dos testículos;
– Perda de massa e força muscular e obesidade visceral;
– Diminuição da densidade mineral óssea, aumentando o risco de fraturas;
– Fogachos (instabilidade vasomotora);
– Mudanças no humor, fadiga, irritabilidade e distúrbios do sono;
– Síndrome metabólica e diabetes mellitus;
– Diminuição das funções cognitivas (atenção, memória, raciocínio, etc.).

O principal objetivo do tratamento é restaurar os níveis normais de testosterona nos homens. Além disso: recuperar a força e massa muscular, melhorar a composição corporal, manter a densidade óssea (reduzindo o risco de fraturas), manter o controle glicêmico e dos distúrbios do colesterol, melhorar a função sexual masculina, a sensação de bem-estar e a qualidade de vida de uma maneira geral.

É muito importante salientar que muitos homens com déficit de testosterona têm alguma doença crônica, são obesos, sedentários ou sofrem com estresse. Nesses casos a mudança de estilo de vida, perda de peso e a identificação e o tratamento adequado de outras complicações são mais importantes que a reposição hormonal isolada.

Disfunção Erétil

A disfunção erétil é muito mais comum do que você imagina. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente 50% dos homens adultos com mais de 40 anos têm alguma queixa em relação às suas ereções. Essa prevalência pode aumentar com o passar do tempo. 

Estima-se também 50% a 70% dos casos de impotência ocorrem devido a fatores psicogênicos, ou seja, sem necessariamente apresentar uma causa orgânica. Vale ressaltar o dado mais importante: cerca de 90% dos casos de impotência tem cura. Procure um urologista especializado e invista no melhor tratamento.

Ejaculação Precoce

É considerada precoce a ejaculação que acontece logo após a penetração ou mesmo antes, sem que o homem tenha o controle do ocorrido. Geralmente, acontece por ansiedade e outros problemas psicológicos. 

O tratamento pode ser comportamental, psicológico e ainda medicamentoso. Entre em contato conosco e saiba mais.

Incontinência urinária

A incontinência urinária é caracterizada por qualquer saída de urina através da uretra, independentemente da vontade da pessoa. Trata-se de um problema muito comum que causa bastante desconforto e constrangimento aos pacientes.

As principais causas são a deficiências hormonais, fraqueza da musculatura pélvica, problemas neurológicos, infecção urinária e aumento prostático. Pode estar relacionada à cirurgia pélvica ou prostática, partos vaginais e menopausa. Alguns hábitos alimentares também tem relação, como o consumo exagerado de cafeína, condimentos e álcool.

Além da mudança de hábitos de vida e dieta, o tratamento pode ser realizado com fisioterapia pélvica, medicações específicas e até mesmo cirurgia. A escolha do melhor tratamento dependerá do tipo e da gravidade de cada caso.

Falar sobre incontinência com um médico pode ser desconfortável, mas é extremamente importante. Se não for tratada, ela pode levar a problemas de pele, disfunção sexual, depressão, baixa autoestima e isolamento social, afetando o emprego e a vida do paciente. Procure ajuda e cuide de sua saúde.

Vasectomia

A vasectomia é um método cada vez mais popular para o planejamento familiar. Através de uma pequena operação, feita com anestesia local e sem necessidade de internação, o urologista interrompe definitivamente o canal que leva os espermatozóides dos testículos para a uretra (ducto deferente). Assim, o homem continua a ejacular, pois a maior parte do esperma vem da próstata e das vesículas seminais, mas sem espermatozóides. Não há nenhum prejuízo hormonal e nem alteração do desempenho sexual.

Por ser definitiva, a vasectomia é considerada um método de esterilização, ao contrário dos métodos de anticoncepção, que são temporários (exemplo: a pílula ou o DIU, usados pelas mulheres).

Embora a vasectomia possa ser revertida por meio de uma operação muito mais delicada, o potencial de fertilidade do homem vai caindo proporcionalmente ao tempo em que ele passou vasectomizado.

Agende uma consulta e saiba mais!

Fimose

Fimose é a incapacidade de se expor a glande, parte terminal do pênis, pois a pele que a recobre não tem abertura suficiente. A fimose é comum nos meninos recém-nascidos e tende a desaparecer por volta dos 3-4 anos de idade, sem a necessidade de tratamento específico.

Em adultos, quando o prepúcio não pode ser retraído, a fimose pode causar dificuldade em urinar e dor durante relações sexuais. Além disso, dificulta a limpeza da região, aumentando o risco de doenças e até mesmo de câncer de pênis.

ISTs no Homem

As infecções sexualmente transmissíveis nos homens devem ser tratadas e controladas por um médico. Na maioria das vezes o diagnóstico é clínico mas também disponibilizamos métodos de diagnósticos laboratoriais modernos. Os sinais e sintomas podem ser manchas, vermelhidão, secreções, verrugas, bolhas ou feridas na região íntima e a dor ao urinar.

Entre em contato com os nossos especialistas e faça o agendamento da sua consulta. Invista em sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Entre em contato conosco!

Pré-Consulta

Nós Retornamos para você!

Todos os direitos reservados - © Copyright 2016 - Soma Virtual